Acidente de Trânsito – Novos Métodos de Cálculo de Velocidade 1ª Edição Autor: Lino Leite de Almeida


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Sinopse

Nas demandas relacionadas a acidentes de trânsito, a análise das provas periciais são fundamentais para a justa aplicação das leis.
Por conta de sua relevância, este trabalho concentra-se no estudo dos métodos utilizados para a determinação da velocidade dos veículos envolvidos em colisões.
Tradicionalmente a velocidade é analisada através de dois métodos diferentes: Princípio da Conservação da Energia e Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento.
A inovação, ora introduzida pelo autor, consiste na apresentação de nova metodologia, em que ambos os métodos são empregados: um, testa e valida os cálculos realizados pelo outro, propiciando laudos mais precisos, confiáveis e seguros. 
Através da análise de estudos de vários casos reais resolvidos com esta nova metodologia o leitor poderá, não apenas compreender, como também realizar seus próprios cálculos com segurança e propriedade.

Série Biblioteca Espindula - Organizador: Alberi Espindula


Sobre o Autor:
Lino Leite de Almeida

Licenciado em Física e Bacharel em Direito pela UFMT, Professor e Perito Criminal Oficial do Estado de Mato Grosso, especialista em perícias de acidentes de trânsito e em criminologia, autor do livro Manual de Perícias em Acidentes de Trânsito pela Millennium Editora. Exerceu cargos administrativos na Perícia Oficial e Identificação Técnica – POLITEC-MT. É conferencista, debatedor, palestrante e professor em assuntos de Criminalística e Segurança Pública nos órgãos de segurança em faculdades, congressos e seminários nacionais, tendo apresentado diversos trabalhos inéditos sobre o tema.

 

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Características



    Capítulo I - Mecânica
    Velocidade Quadrática
    Velocidade Sobre Dois Pavimentos 
    Veículos Acoplados 
    Rendimento dos Freios 
    Velocidade de Danos - Automóveis
    Velocidade de Danos - Motocicletas
    Equação de Severy
    Equação de Fricke
    Equação de Irureta
    Exercícios

    Capítulo II - Princípio da Conservação da Energia
    Energia
    Colisão Perpendicular e Oblíqua
    Colisão Oblíqua
    Colisão Traseira
    Colisão Frontal

    Capítulo III - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento
    Quantidade de Movimento
    Colisão Perpendicular
    Colisão Traseira
    Colisão Frontal

    Capítulo IV - Casuística
    Exercícios / Estudo de Casos
    1. Hilux x Palio 
    I - Método - Princípio da Conservação da Energia
    II - Método - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento
    III - Discussão Final Sobre os Resultados Obtidos pelos Dois Métodos
    2. Gol x Parati 
    I - Método - Princípio da Conservação da Energia
    II - Método - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento
    III - Discussão Final Sobre os Resultados Obtidos pelos Dois Métodos
    3. Frontier x Classic
    I - Método - Princípio da Conservação da Energia
    II - Método - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento
    III - Discussão Final Sobre os Resultados Obtidos pelos Dois Métodos
    4. Peugeot x Titan
    I - Método - Princípio da Conservação da Energia
    II - Método - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento
    III - Discussão Final sobre os Resultados Obtidos pelos Dois Métodos
    5. Scania 360 x Mille x Hilux x Gol x Scania 400
    I - Método - Princípio da Conservação da Energia
    II - Método - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento
    III - Discussão Final sobre os Resultados Obtidos pelos Dois Métodos
    6. Ka x Classic
    I - Método - Princípio da Conservação da Energia
    II - Método - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento
    III - Discussão Final sobre os Resultados Obtidos pelos Dois Métodos
    7. Corolla x Prêmio
    I - Método - Princípio da Conservação da Energia
    II - Método - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento
    III - Discussão Final sobre os Resultados Obtidos pelos Dois Métodos
    8. Palio x Saveiro
    I - Método - Princípio da Conservação da Energia
    II - Método - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento
    III - Discussão Final sobre os Resultados Obtidos pelos Dois Métodos
    9. Ágile x Kombi
    I - Método - Princípio da Conservação da Energia
    II - Método - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento
    III - Discussão Final sobre os Resultados Obtidos pelos Dois Métodos
    10. Micro-ônibus x S10
    I - Método - Princípio da Conservação da Energia
    II - Método - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento
    III - Discussão Final sobre os Resultados Obtidos pelos Dois Métodos

    Capítulo V - Anexo de Tabelas de Coeficientes de Atrito

    Coeficiente de Atrito

    Tabelas

    Considerações Finais

    Bibliografia